loading

Os filhotes até 1 ano comem três vezes por dia, 07.30/ 13.30/18.30 Todavia este horário pode ser flexibilizado de acordo com as conveniências de seu dono.A quantidade vai variando à medida que eles vão crescendo. Eu costumo seguir as instruções da quantidade que vem no pacote da ROYAL CANIN FILHOTE PORTE MÉDIO a ração que eu uso.

Os filhotes comem DENTRO DA CAIXA, COM A PORTA FECHADA; E ali devem permanecer por 2 (Duas) horas descansando. Por que ???Porque todos os cães de porte médio e grande são MUITO sujeitos à TORSÃO INTESTINAL, que acontece quando o cão come e pula ou brinca muito em seguida. É FATAL. O cão morre em pouco menos de meia hora se não for operado…

Com relação à comida, coloque-a na vasilha (NUNCA de louça ou vidro) feche a porta e deixe-o lá quietinho. Volte depois de 10 minutos e tire a vasilha mesmo que ele não a tenha comido. Deixe sempre o balde de água pendurado na porta com água limpa e fresca. Se o filhote não comer aquela refeição pode estar certo que vai comer a próxima

Os filhotes dormem A NOITE TODA (das 23,00 até as 07,00) fechados na caixa, sem sair .Lembre-se de deixar água pois eles bebem muita água. Já estão acostumados e a caixa É O BERÇO DELES. Quando sairem pela manhã devem ser levados pelo dono, ou no colo ou na guia, para seu “banheiro” (o lugar que o dono estabelece como banheiro deles) para fazer suas necessidades.

Quando o filhote chegar na casa nova deve ser levado imediatamente, no colo ou na guia, para o “banheiro” pois é natural que esteja um pouco estressado com a mudança e queira fazer xixi! Fique com ele até ele fazer e elogie-o MUITO. Ele vai perceber que o agradou fazendo xixi no lugar que você mandou e vai querer agradar mais repetindo… Use a guia e o colar pois o cão não conhece a casa e pode correr para outro lugar e fazer xixi no lugar errado…

Depois que ele fizer esse primeiro xixi leve- o com a guia para conhecer a casa.

O cão é muito rotineiro e a rotina da primeira semana vai ajudar muito a deixá-lo confiante e animado.Sempre que ele acorda ele vai se levantar e fazer xixi… Sempre que ele sai da caixa depois das duas horas de descanso é 90% de certeza que nos primeiros 10 minutos em que você ficar com ele em seu “banheiro” ele fará xixi e cocô … Se ele brinca muito e se deita, fique atento pois assim que se puser de pé vai querer fazer xixi…

Nos primeiros dias NÃO abra toda a sua casa para ele…Deixe-o ir se acostumando aos poucos com cada pedaço da casa para entender que a casa é do dono e que o “banheiro” é só lá…..É possível que mais depressa do que você imagine o filhote vai entender tudo direitinho. SEMPRE que ele fizer xixi e cocô no lugar certo elogie e faça carinhos com bastante entusiasmo. Se ele fizer um xixi ou cocô errado tenha paciência…. acontece. Se você estiver junto , diga “não” e leve-o no colo para terminar de fazer la fora… Se você não viu não adianta repreender. A repreensão só vale se você for testemunha…

Jogue muita bolinha com o filhote. Ensine-o a ir buscar e trazer. Quando ele trouxer “fale fino e elogie muito”… Você pode ensiná-lo a sentar, deitar, rolar e fazer muitas coisas APENAS usando petisco de salsicha ou doguitos . NUNCA grite ou bata no animal. Isso é PÉSSIMO e o ensina a ser agressivo. O cão pensa que se o seu dono está sendo agressivo ele também deve ser…

Os Australian Shepherds são ALTAMENTE INTELIGENTES E FACILMENTE TREINÁVEIS. Um “não” ou um “ unhan ” são suficientes para eles entenderem o que não podem fazer…E são muito sensíveis! Gritar é desnecessário.

Banho: Quando necessário. Talvez 1 x por mês. Shampoo neutro ( Nós usamos Protex ou o neutro da Acqua Dog ( SAP: 5511-5531)

Escovação: 1 vez por semana ou quantas quiserem. O filhote ADORA ser escovado, pois ele fica juntinho ao dono e o efeito da escova é relaxante…

Escovação dos dentes: Tente! Use escova apropriada para cães com PASTA DENTIFRICIA PARA CÃES. Se não conseguir… Leve o filhote uma vez por ano ao veterinário para que ele limpe o tártaro!

MAX 3 da BAYER : Um produto para colocar no topo do pescoço 1 vez por mês para prevenir picadas de pulgas, carrapatos e pulgas.

PASSEIOS:

Transporte na caixa se forem passear de carro. É lei!!!

A pé sempre use o “ enforcador ” e a guia que dever ter mais ou menos até 1,20m.

Em casa o filhote deve sempre usar uma coleira “plana”, confortável, onde se pode acrescentar uma plaquinha com o nome dela e o telefone de sua casa.

Comedouro e bebedouro: Sempre de aço inox. NUNCA de vidro,louça ou plástico.

É necessário participar de um curso de Obediência Básica dado por um treinador especializado que vai ajudar a treinar o filhote e principalmente os donos… Seu cão vai aprender os comandos básicos (Senta, deita, fica, vem e vai) . Se você desejar este filhote pode fazer AGILITY. E vai adorar .

Boa sorte e fico sempre à disposição para quaisquer informações que não inclui aqui!!!